segunda-feira, 25 de julho de 2011

“Seremos fim” (18/07/2011)

Eternamente. O que não morre? O que não passa? O que não se desfaz? O que permanece? Por que devo acreditar naquilo que não sou? Querem fazer de cada ato nosso um martírio, como se tudo fosse para sempre e o caminho imutável. Não quero olhar para vida com todo esse peso de tudo que já fiz. Mudei tanto, acreditei em outros sonhos. É fato que nossas decisões por vezes ferem, que jamais serão sem conseqüências, mas nunca me propus a ser perfeito e deixarei muitas coisas ainda pelo caminho. Só não me venha com cobranças, disse e fiz tudo da melhor maneira que conhecia. Fui sincero e isso pode ser muito complicado. Doei-me até não poder mais. Agora me chegam consciências me acusando de ser eternamente responsável pelo sentimento que abri mão. É soberba pensar que temos algum controle sobre o sentir alheio, ou mesmo imaginar que seremos inesquecíveis a tal ponto. Somos responsáveis pelo que sentimos e nos amedronta tanto isso que mantemos situações por comodidade, por culpa. Por acreditar ser eternamente responsável pelo próximo abdicamos nossa felicidade e tiramos também a do outro. Quem ganha nessa eternidade?

Somos finitos como tudo que nasce de nós.

Ass: Danilo Mendonça Martinho

18 comentários:

  1. Meu Deus... isso foi pra mim, poeta???
    Perfeito, mais que perfeito !!!!!!!!!! Somos responsáveis UNICAMENTE por nossos sentimentos e pela coragem de mudarmos aquilo que não nos faz mais felizes.
    Parabéns!!!! Vou compartilhar esse belíssimo texto.
    Bjs admirados,
    Si

    ResponderExcluir
  2. O que permanece?
    A fidelidade aquilo que somos e sentimos, assim continuaremos sendo.
    A vida nos leva sem que possamos levá-la
    Viver o concreto e o abstrato de simplesmente SER. Sem culpas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Algumas palavras vêm no momento certo, pro coração certo. Agora é fazer uso dessa dica vital. Obrigada poeta querido. Elan Popp

    ResponderExcluir
  4. Seremos, sim, o final em algum momento... Mas enquanto isso não acontece... VIVAMOS!

    Beijos, querido poeta!

    ResponderExcluir
  5. "Por acreditar ser eternamente responsável pelo próximo abdicamos nossa felicidade e tiramos também a do outro."
    Não precisa mais nada. Lindamente escolhido, poeta.

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu texto!
    'Somos finitos como tudo que nasce de nós.'
    Acho que temos o direito de modificar as coisas, os nossos pensamentos, os nossos sentimentos. Temos direito! Não vamos nos aprisionar na culpa e no ressentimento do eterno ter tido um fim. Vamos viver do jeito que dá, do jeito que der. É a vida... Vamos nos permitir viver. E ser feliz.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei o que dizer!

    Minhas palavras travaram nessa postagem.
    Deixo meu silêncio e o um sorriso admirado em te lê.

    Bom dia, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi poeta!

    Os momentos de felicidade, aqueles simples, sem culpas deveriam durar pra sempre.

    E se possivel, repetir, repetir, repetir...

    E outra coisa rs

    Culpa é para amadores!

    Então vamos tratar de ser FELIZ

    E que o resto, seja apenas o resto.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  9. O que arrisca finito, eternamente reluz por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Vc não é responsável pelo q desperta. Mas o outro tb não é responsável pelo que sente. Somos apenas responsáveis pelos nossos atos. Bem dizia Vinicius ando disse q o amor é eterno enquanto dura, isso é uma verdade, tudo quando finda se transforma, em indiferença ou em amizade. Vc foi correto na resolução. A gente na vida só pode dar o q tem. Bjs

    ResponderExcluir
  11. É isso aí."nunca me propus a ser perfeito e deixarei muita coisa pelo caminho".GOSTEI MUITO.abraços, Luana Barcelos.

    ResponderExcluir
  12. Tantas perguntas, é sempre bom questionar-se! Descobrir-se aos poucos. "nunca me propus a ser perfeito e deixarei muita coisa pelo caminho". Lindíssima frase, também gostei. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Queremos controlar a vida, e absurdamente, achamos poder controlar o outro.

    Seremos mas não queremos!

    ResponderExcluir
  14. Até porque, esse papo de 'pra sempre' é tão somente falta de criatividade!

    ResponderExcluir
  15. Passando e apreciando

    http://poesiasciberneticas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse texto!
    E essa parte diz tuuuudo:


    "Por acreditar ser eternamente responsável pelo próximo abdicamos nossa felicidade e tiramos também a do outro."

    Sem mais, nem menos.
    Um beijo,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  17. "Saber amar/
    Saber deixar alguém te amar"

    Boas palavras amigo!!!!

    ResponderExcluir